terça-feira, 2 de janeiro de 2024

O nosso Fernando faz hoje cem anos


Fernando Miranda Barão nasceu em Cacilhas, a 2 de Janeiro de 1924, há exactamente cem anos.

O Fernando não teve só uma vida longa (deixou-nos a 25 de Maio de 2020...), teve também uma vida cheia, que merece ser contada.

É por essa razão que vai ser recordado e homenageado neste seu blogue, ao longo do ano, para que possam conhecer melhor esta figura impar do Movimento Associativo e da Cultura Almadense. 

Além de ter sido dirigente das principais colectividades do Concelho de Almada, Fernando foi, um "renascentista da Cultura". Nunca se deixou "espartilhar", fez sempre o que lhe apeteceu, desde a fotografia, passando pelo teatro e até pela música.

Claro que a sua maior paixão (e talento) foram as palavras, contadas e escritas. Foi um dos raros homens das letras que conseguiu ter a mesma arte para "escrever e para contar" (e como ele adorava oferecer-nos uma história ou uma anedota, para nos ver sorrir...).

Resolvemos colocar neste começo do seu centenário, uma das últimas fotografias que lhe tirámos (em sua casa...), pouco tempo antes de nos deixar, num alegre convívio com alguns dos elementos da "tertúlia do bacalhau com grão".

(Fotografia de Luís Eme - Verdizela)


Sem comentários:

Enviar um comentário

100 Poemas de Fernando Barão (6)

Amor     Quando oiço a tua voz enfraquecida Olhando para o chão Fico a relembrar Tudo quanto eras querida.   Quando volteavas no ar Ao som d...